Buscar
 

Arquivo de Notícias

03/10/2017

Primeira palestra do Seminário “Diversidade” aborda o processo de envelhecimento

Nesta segunda-feira, 02, a primeira palestra do Seminário “Diversidade - Somos Todos Diferentes” abordou o tema “O envelhecimento e a importância da estimulação cognitiva”, e foi dirigida pela Dra. Eliane Baião Guilhermino Alves. O Programa tem como principal objetivo suscitar a reflexão e o debate sobre inclusão social, por meio de palestras, oficinas, dinâmicas e debates, além da troca de informações, visando transpor barreiras, desfazer estereótipos e preconceitos. O evento contou ainda com a apresentação do Coral da Associação dos Aposentados, Pensionistas  e Idosos de Juiz de Fora.

O coordenador do Programa, Fludualdo Talis de Paula, ressaltou que as diferenças existem, mas temos que trabalhar para diminuí-las, para termos um mundo mais harmonioso. “É necessária a reflexão sobre esses temas que envolvem todos nós, de forma direta e indireta”, disse.

Segundo a Organização Panamericana de Saúde, o envelhecimento é um processo sequencial; individual, acumulativo, irreversível e universal. A palestra abordou sobre o processo de envelhecimento que é iniciado após os 30 anos, e a importância de se entender este processo para a qualidade de vida do indivíduo. “Tudo que a gente sabe, a gente entende melhor. O tempo passa e a gente não percebe que ele passou, e a gente precisa entender o processo de envelhecimento”, ressaltou Eliane.

Destacou-se ainda os efeitos deste processo no corpo humano, como o uso de medicamentos, a não ingestão de nutrientes, desidratação e o enfraquecimento dos músculos, podem contribuir para o desenvolvimento de patologias.  Além das alterações naturais que ocorrem no ser humano quando alcança a terceira idade, como a diminuição dos sentidos, da memória, de concentração e de sono. Salientou, também, a importância de atividades físicas, mentais e de uma alimentação adequada durante toda a vida para proporcionar um envelhecimento mais saudável.

O Seminário vai acontecer também nos dias 03, 05 e 11 de outubro, às 18h30, no plenário da Câmara.


Confira abaixo a programação:


03 de outubro – 18h30
 
Tema: Saúde ginecológica e obstétrica das mulheres negras
 
- Palestrante: Paula Rita Bacellar Gonzaga - Doutoranda em Psicologia Social pela UFMG. Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela UFBA.

 
05 de outubro – 18h30
 
Tema: A audiodescrição e a acessibilidade na comunicação para incluir a pessoa com deficiência visual
 

Palestrantes:
- Kelly Scoralick - Doutora em Comunicação pela UFRJ. Especialista em Audiodescrição e em Mídia e Deficiência pela UFJF.
 
- Patrícia Gomes de Almeida - Especialista em Audiodescrição - NGime/UFJF.
 
- Ricardo Miranda - Superintendente de Comunicação Legislativa da Câmara Municipal de Juiz de Fora.

 
11 de outubro – 18h30
 
Tema: Assédio moral no ambiente de trabalho
 
Palestrantes:
 - Débora Magalhães Kirchmair - Mestranda em Administração pela UFJF, com ênfase em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial.
 
- Yuri Alexander Nogueira Gomes Nascimento - Especialista em Filosofia do Direito e Teoria Jurídica pela PUC/MG
 
 
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa

 

Visualizada pela 70ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons