22/11/2017

Plano Diretor - Brasil terá mais 40 milhões de residências até 2030

“Apesar do crescimento populacional do Brasil estar estabilizado, até 2030 o país ganhará mais de 40 milhões de residências. A noção de progresso mudou. Hoje, ela não está mais ligada diretamente ao crescimento populacional, mas sim ao crescimento das unidades habitacionais. Daí a extrema importância de um Plano Diretor mais eficiente porque chegamos à estabilidade demográfica, uma situação inédita. Planejar as cidades é de extrema importância. E planejamento é uma função que o Brasil abandonou há anos”.

O alerta é do doutor em Urbanismo, Sérgio Magalhães, do Instituto dos Arquitetos do Brasil, que ministrou a primeira palestra do ciclo de debates que a Câmara Municipal está promovendo sobre a revisão do Plano Diretor de Juiz de Fora. Os dados foram apresentados na manhã  desta quarta-feira, 22, no plenário Legislativo, que contou com um grande público composto por professores, arquitetos, engenheiros, estudantes e membros da sociedade interessados sobre o assunto.

O palestrante ressaltou a importância de discussões como esta para o planejamento e desenvolvimento do município. "Estamos em um período de transição muito importante no ponto de vista demográfico, com isto encontramos um momento em que a população não cresce mais. Mas continuaremos construindo muitas moradias para abrigar as famílias que estão diminuindo de tamanho. Este aspecto exige uma revisão nos modelos de desenvolvimento urbano. Penso que o sistema urbano brasileiro deve estar incluído na pauta política nacional como um instrumento fundamental pro desenvolvimento do país."

O presidente da comissão de Urbanismo, Transporte e Meio Ambiente,  vereador Zé Márcio (PV) fez um balanço deste primeiro encontro. "Considero muito positivo este primeiro dia de palestra. O Sérgio é uma referência em nosso país. O tema de sua palestra é provocativo e necessário, isso faz com que nós tenhamos outros olhares sobre a questão do planejamento urbano.  A Câmara se propôs a este desafio de dar uma maior divulgação e democratização  a discussão da revisão do Plano Diretor. Espero que tenhamos sucesso neste processo."

O ciclo de palestras e debate continua até março de 2018. O primeiro debate técnico para discutir a revisão do Plano Diretor de Juiz de Fora já acontece na próxima quarta-feira, 29, no plenário, às 10h, aberto ao público e transmitido pela JFTV Câmara, canal 35. E a segunda palestra foi agendada para 13 de dezembro, mesmo horário e local, com o arquiteto urbanista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Pedro da Luz Moreira que vai falar sobre “Meio Ambiente, arquitetura, saneamento e urbanismo nas áreas sub urbanas e rurais”.

Além de Zé Márcio, participaram da palestra os vereadores Betão (PT) e Dr. Adriano Miranda (PHS) - membros da Comissão de Urbanismo, Transporte e Meio Ambiente - o presidente da Câmara, Rodrigo Mattos (PSDB) e os vereadores Cido Reis (PSB), Fiorilo (PTC), Antônio Aguiar (PMDB), Vagner de Oliveira (PSC) e Júlio Obama Jr. (PHS).