30/01/2018

Vera Faria Medeiros Ribeiro – uma cidadã além do seu tempo

É com imenso pesar que a Câmara de Juiz de Fora recebe a notícia do falecimento de Vera Faria Medeiros Ribeiro, a primeira mulher eleita vereadora de Juiz de Fora, uma cidadã além de seu tempo, extremamente comprometida com as causas populares.

Em sua homenagem, publicamos, abaixo, uma entrevista inédita com a vereadora, realizada pela jornalista Gilseia Pelinson no dia 21 novembro de 2016, na casa de Vera, Rio de Janeiro. Confira:

Uma cidadã além do seu tempo. Assim pode ser definida Vera Faria Medeiros Ribeiro, a primeira mulher eleita vereadora em Juiz de Fora, que lamenta a pouca representatividade feminina na política. Desde a sua eleição, nos anos 60, apenas dez mulheres alcançaram uma cadeira no Legislativo municipal, muito pouco diante do fato de representarem a maioria do eleitorado.

Incentivadora da participação da mulher na política, ela assume como suas as palavras da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet: “Quando uma mulher entra na política, muda a mulher, mas quando muitas mulheres entram na política, muda a política”.

Vera Faria foi a quinta mais bem votada entre os eleitos para a primeira legislatura após o golpe civil militar, entre 1968 e 1972. Foi um período difícil. “Os militares queriam mais os homens na política. Os eleitos tinham que medir as palavras para não serem cassados,” disse.

O bipartidarismo dividiu os parlamentares entre a Aliança Renovadora Nacional (Arena), que dava sustentação ao Governo, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição. A primeira vereadora da cidade não só foi eleita pela sigla de resistência, como foi secretária executiva da agremiação.

Vera Faria foi pioneira também no Executivo. Foi a primeira mulher a ocupar uma secretaria municipal, a de Trabalho e Bem Estar Social, onde realizou um trabalho eficiente ao lado da secretária de Educação, Ruth Hargreaves. O diretor de Trabalho identificava fábricas que necessitavam de profissionais, a Secretaria de Educação era acionada para oferecer cursos profissionalizantes direcionados para suprir a carência. Assim, a empresa era atendida e os jovens, que precisavam de emprego, ingressavam no mercado de trabalho.

Na Câmara, ela deu ênfase ao trabalho social, voltado principalmente para o menor carente e o idoso. Ela é autora da lei que criou o Clube Educativo dos Engraxates Dom Bosco, que encaminhava jovens para a educação, o trabalho, a saúde, o lazer e viabilizou a criação da Guarda Mirim.

O Rotary Clube se encarregou de criar a organização, porém não dispunha de condições financeiras para viabilizá-la. Acionada para tratar do problema, Vera Faria recorreu ao então prefeito Itamar Franco que lançou um desafio. O chefe do Executivo se comprometeu a liberar recursos para a Guarda se a vereadora conseguisse do Estado a doação do terreno necessária à interseção das Avenidas Andradas e Rio Branco. Vera Faria foi a Belo Horizonte, fez as gestões necessárias e a transação foi efetivada. Diante dos resultados das articulações, Itamar não teve outra alternativa a não ser repassar verbas. “A política é a arte do impossível,” disse ela, após relatar o episódio. A Guarda Mirim entrou em funcionamento e, 50 anos completados em 2016, continua operando, contribuindo na formação de milhares de jovens juiz-foranos.

Com a experiência de vida acumulada, Vera Faria acredita em um futuro melhor para o país. Ela lamenta as denúncias de corrupção, mas continua apostando na educação como alternativa ponderando que “uma criança bem educada será um adulto que não precisará ser castigado”.

A primeira vereadora de Juiz de Fora nasceu em 29 de setembro de 1917. É filha de Joaquim Simeão de Faria, vereador por duas gestões em períodos diferentes, e Braulina Brum. Os dois eram médicos. Ela ingressou no serviço público em 1939 a convite do prefeito Rafael Cirigliano. Serviu a outros 12 prefeitos. Deixou a Administração Municipal em 1976. Desde então reside no Rio de Janeiro.

Por: Gilseia Pelinson