02/03/2018

Câmara prepara programação para Semana da Mulher

Apesar dos avanços, o sexo feminino ainda sofre muitos preconceitos no Brasil. Pesquisam revelam que três em cada cinco mulheres jovens já sofreram violência em relacionamentos. No mercado de trabalho, o preconceito não deixou de existir. Quase metade das mulheres sofre sexismo (preconceito contra o sexo feminino) em locais de trabalho e 44% já disseram que colegas homens já fizeram comentários inapropriados sobre sua aparência.

A Câmara de Juiz de Fora - por meio da Comissão de Direitos das Mulheres - quer discutir estas e outras questões que atingem o sexo feminino. Pensando nisso, e para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, próxima quarta-feira, a comissão preparou uma programação especial e inédita voltada para o público externo e interno.

A programação tem início na próxima segunda-feira, 05. Entre 10 e 12h e 14h e 16h, em frente ao Cine Theatro Central, acontece uma panfletagem com o objetivo de divulgar toda legislação municipal que trata de proteção à mulher existente em Juiz de Fora.  Neste dia, o Expresso Cidadão da Câmara fará atendimentos com a equipe do Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon), Engenharia Popular e encaminhamentos para emissão de certidões. A Delegacia de Mulheres da Polícia Civil orientará sobre violências contra as mulheres.

Na terça-feira, 06, às 15h, no plenário da Câmara, com transmissão pela JFTV Câmara, canal 35 aberto, acontece uma palestra sobre Educação Financeira, voltada pra o público feminino com o título Eu mereço ter dinheiro. Luciana dos Santos, servidora do Sedecon e responsável pela palestra, abordará a evolução da mulher na sociedade e na vida profissional, dará orientações para realizar o orçamento mensal, priorizando os sonhos, formas de registrar as despesas diárias e dicas para alcançar a Independência Financeira.

Neste mesmo dia, às 16h, também no plenário, a vereadora e presidente da Comissão de Proteção da Mulher, Delegada Sheila (PTC), ministra palestra sobre violência contra a mulher. Logo após, acontece o Dia da Beleza para o público presente.

O terceiro dia da programação, 07 de março, começa às 8h, no saguão do Palácio Barbosa Lima, com manhã da Beleza para o público feminino em atendimento nos serviços oferecidos pelo Centro de Atenção ao Cidadão. Maquiagem e orientação sobre cuidados com a saúde e beleza.

Já no Dia Internacional da Mulher, 08 de março, entre 8h e 12h, o Ascomóvel da Ascomcer estará em frente à Câmara realizando atendimentos e o Grupo Juiz de Fora em Serenata, às 9h30, se apresenta nas escadarias da Câmara durante meia hora.

Um dos pontos altos da programação acontece às 15h do dia 08, no plenário. Dezenove mulheres de destaque na cidade nas mais diversas áreas, vão ocupar as cadeiras oficiais dos vereadores e vão tratar sobre temas como carreira, família, violência contra a mulher, preconceitos, representatividade feminina, quebra de tabus e desafios , zelo social, entre outros.

A programação da Semana se encerra na sexta-feira, 09, às 9h, com um encontro com as servidoras da Câmara, oferecido pela Mesa Diretora, acompanhada de maquiagem e orientação sobre cuidados com a saúde e beleza. Este evento é exclusivo para as servidoras da Câmara.

Toda a programação foi preparada e pensada pelos gabinetes dos vereadores membros da Comissão, Delegada Sheila (PTC) – presidente, Charlles Evangelista (PP), Ana do Padre Frederico (MDB) e André Mariano (PSC), com apoio técnico dos profissionais da Assessoria de Imprensa da Câmara, da JFTV Câmara e do Cerimonial e Eventos, setores ligados à Superintendência de Comunicação Social da Casa.