12/03/2018

Participação Popular: Câmara cria canal de comunicação para discutir renovação da concessão da MRS Logística

A Comissão Permanente de Urbanismo, Transporte, Trânsito, Meio Ambiente e Acessibilidade da Câmara criou o e-mail participecomissaourbanismo@camarajf.mg.gov.br para que a população possa enviar, críticas, dúvidas, sugestões e/ou contribuir de outras formas no debate acerca da renovação da concessão da MRS Logística. A empresa é detentora da atual concessão para exploração da linha férrea que passa dentro do município de Juiz de Fora.

“A Câmara quer ampliar a participação da população neste debate. Em breve, será agendada uma audiência pública para debater o assunto”, afirma o presidente da Comissão, vereador Zé Márcio Garotinho (PV).

Vereadores visitam MRS para tratar sobre renovação de concessão

No dia 20 de fevereiro, a diretoria da MRS  e os  vereadores André Mariano (PSC), Vagner de Oliveira (PSC), Zé Márcio (PV), Pardal (PTC), Kennedy Ribeiro (MDB), Sargento Mello Casal (PTB), além do deputado estadual Noraldino Júnior (PSC) se reuniram para discutir, entre outros assuntos, a renovação da concessão da MRS Logística.

Atualmente, a MRS possui um contrato de concessão válido até o ano de 2026 em Juiz de Fora e busca uma repactuação dos contratos de concessão com o objetivo de inaugurar um novo ciclo de investimentos nas ferrovias de carga do país. Em relação a este processo de renovação da concessão, a proposta de investimento ainda está em análise pela ANTT, órgão regulador e responsável pela condução do processo.

Paralelamente ao tema relacionado a renovação da concessão da empresa na cidade, os parlamentares buscaram entender quais serão os benefícios que esta repactuação de contratos pode trazer para Juiz de Fora, acerca de novos investimentos. Segundo a empresa, já existe um Plano de Negócios da companhia que contém, entre outros detalhes, todos os investimentos previstos para os próximos anos para que seja possível dar continuidade à melhoria dos índices de segurança e fluidez de tráfego. No entanto, este Plano de Negócios ainda está sendo avaliado pela ANTT e, por isso, a empresa ainda não pode dar muitos detalhes, neste momento.

Outro tema abordado foi em relação a implementação de uma ciclovia na cidade com o auxílio da MRS em sua construção. Esta pauta já vinha sendo discutida em outros encontros, por meio do vereador André Mariano.

Informações: 3313-4734 /4941 – Assessoria de Imprensa