13/03/2018

Comissão discute mais segurança no trânsito para pessoas idosas

A Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara se reuniu nesta terça-feira, 13, com os secretários de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, de Atividades Urbanas, Eduardo Facio, e de Segurança, José Armando Silveira. Entre os assuntos discutidos foram abordados temas relativos à segurança do idoso no âmbito da mobilidade urbana de Juiz de Fora.

A presidente da Comissão - vereadora Ana do Padre Frederico (MDB) - relatou os principais problemas que os idosos enfrentam na cidade em relação ao trânsito como o tempo curto em alguns semáforos, principalmente nas avenidas Rio Branco e Getúlio Vargas.

O secretário de Transporte concordou que há necessidade de reprogramar os temporizadores dos semáforos. Segundo o titular da Settra, esta é uma equação que não é simples porque pode atrapalhar o fluxo das vias transversais. Mas se comprometeu a analisar o assunto junto com sua equipe técnica.

O vereador, Vagner de Oliveira (PSC), também informou ao secretário algumas denúncias que vem recebendo em relação à manutenção dos veículos do transporte coletivo que se encontram sujos, segundo relatos de usuários. Nestes casos, Tortoriello sugeriu que o cidadão faça a denúncia junto à Settra por meio de telefone, e-mail ou pessoalmente.

Audiência pública

Durante o encontro, a presidente da comissão informou sobre a audiência pública que acontece no dia 27 de março, às 15h, no plenário da Câmara. O debate  tem o propósito de discutir a Lei Estadual nº 21.121/14 que assegura ao idoso e à pessoa com deficiência gratuidade no serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros. A comissão tem recebido várias denúncias de que esta lei não está sendo respeitada pelas empresas de ônibus.

Além dos vereadores Ana do Padre Frederico e Vagner de Oliveira, o parlamentar João Coteca (PR), membro da comissão, também participou da reunião.

Informações: 3313-4734 /4941 – Assessoria de Imprensa