13/04/2018

Comissão se reúne com moradores e Settra para melhorias no transporte urbano

Nesta quinta-feira, 12, a Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito, Meio Ambiente e Acessibilidade se reuniu com moradores da zona nordeste e dos bairros adjacentes à Santa Luzia. Na ocasião, os usuários reclamaram sobre o descumprimento do horário e número insuficiente de linhas que atendem essas regiões.

O vereador Sargento Mello Casal (PTB) questionou aos representantes da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) sobre a possibilidade de aumentar a frota que atende essa demanda, ou se não seria viável implementar uma linha que fizesse o trajeto bairro-centro-bairro para melhorar as condições dos coletivos, que em horários de pico ficam sobrecarregados.

A gerente do Departamento de Transporte Público da Settra, Andréa Santos, explicou que a pasta está realizando constantemente o monitoramento do tempo de percurso/horários dos coletivos para poder estudar melhorias para os mesmos. Declarou ainda que, das 270 linhas na cidade, cerca de 75% já foram observadas e, atualmente, algumas modificações já foram feitas com o aval dos moradores dessas localidades.

Os representantes das associações de moradores dos bairros Santa Luzia, Jardim Eldorado, Nossa Senhora das Graças e Ipiranga não concordam com as modificações já feitas pela Settra em alguns bairros. E alegaram que nos bairros que sofreram essa nova implementação, os usuários não ficaram satisfeitos, uma vez que alterou-se o horário dos ônibus, aumentando o tempo de espera e diminuíram o número de viagens dos mesmos.

Mello solicitou uma nova reunião que deve acontecer no próximo mês. O vereador destacou que por se tratar de um assunto que despende tempo e estudo, outros agentes poderão ser envolvidos na pauta - como a UFJF e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) - a fim de viabilizar melhorias que de fato atendam aos moradores, mas que também seja viável para a empresa que realiza a rota.

Informações: 3313-4734 / 4941 -  Assessoria de Imprensa