Buscar
 

Arquivo de Notícias

09/05/2018

Semana Municipal da Pessoa Idosa oferece atividades físicas e de socialização

Cerca de 60 idosos participaram de atividades físicas e de socialização, na praça Antônio Carlos, na manhã desta quarta-feira, 09, dentro da programação da Semana Municipal da Pessoa Idosa. A ação visa chamar a atenção para a importância da prática para a melhoria da saúde física e mental que pode atuar na prevenção de doenças, bem como proporcionar momentos de lazer e bem estar. 
 
Atualmente, tanto o setor público como privado tem dedicado atenção à saúde da terceira idade, ofertando serviços como este. As secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEL) e Desenvolvimento Social (SDS) possuem diversos programas que oferecem atividades físicas que tem a participação efetiva da terceira idade, como os projetos JF Esporte e Cidadania realizado pela SEL, e o Pró-idoso associado à SDS. 
 
Participante dos projetos do Pró-idoso desde 1995, Cirene Silva, relata que após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) passou a praticar atividades físicas regularmente, como alongamento e dança para melhorar a saúde. Entretanto, destaca que o ambiente saudável proporciona não só ginástica, mas também a interação social entre os participantes. 
 
Com o avanço da idade, a pessoa começa a ter limitações, e quanto mais dificuldades ela tem,  mais dependente fica de outros. Por isso, “o idoso não pode se aposentar da vida, ele precisa se manter ativo, se exercitar frequentemente, fazer mais atividades. E a prática esportiva vai manter a qualidade de vida dele, para continuar sendo autônomo e independente”, alerta o educador físico do Pró-idoso, Paulo Almeida. Ele destaca ainda que acima dos 60, deve-se ter precaução quanto ao tipo de exercício, e indica atividades que não oferecem risco de queda, como natação, caminhada, ginástica, yoga ou pilates. 
 
A Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos e as entidades relacionadas pretendem, por meio das atividades realizadas ao longo desse semana, educar a cidade que tem um potencial enorme de pessoas da terceira idade. Desse modo, buscar e lutar pela conquista e fortalecimento dos direitos sociais aos idosos. De acordo com o gerente do Departamento de Saúde do Idoso, José Anísio Pitico da Silva, esta semana possibilita maior visibilidade social, mais respeito e maior atenção, o que concede ao idoso um lugar de protagonismo em Juiz de Fora.
 
 
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa
 

Visualizada pela 124ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons