23/07/2018

Concurso Câmara: Gabaritos serão divulgados nesta terça

Neste domingo, 22, todas as unidades de ensino da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Rede Doctum de Ensino– campus Dom Orione, o Colégio João XXIII e mais 12 escolas estaduais foram sede para a realização das provas do maior concurso público que a Câmara de Juiz de Fora já realizou. No período da manhã, quando foram realizadas as provas de nível médio e técnico, 14.120 candidatos se inscreveram. Deste total, 7.979 pessoas compareceram e 6.141 faltaram, o que corresponde 43,49%.

Já para as provas de nível superior, realizadas à tarde, foram inscritos 8.798 pessoas, compareceram 5.010 candidatos, faltaram 3.788 (43,05%). As questões, os gabaritos e os cadernos de provas objetivas serão publicados nos Atos do Legislativo (www.camarajf.mg.gov.br) e no site da Consulpam (www.consulpam.com.br) nesta terça-feira, 24.

Após a publicação dos gabaritos e das provas, os candidatos têm três dias úteis para interposição de recursos, de acordo com os termos do edital, capítulo 8. A Consulpam ainda não divulgou o dia que sai o resultado final do concurso, já que os gabaritos e as provas ainda serão transportados para Fortaleza, sede da empresa.

O servidor da Câmara Municipal, Sérgio Loures, integrante da Comissão organizadora, fez um balanço do concurso. “A maioria das reclamações que aconteceram no turno da manhã foi com relação a problemas que poderiam ser evitados pelos próprios candidatos como atrasos, documentos inválidos, ou questionamentos ao edital, que poderiam ter sido feitos no tempo próprio. Nos cercamos de várias cautelas: faixas de sinalização dentro e fora do Campus, linhas adicionais de ônibus e orientações aos coordenadores. Situações graves que poderiam comprometer a prova, como materiais insuficientes, erros de impressão, atrasos na entrega das provas, fraudes, coordenadores e fiscais despreparados, nada disso houve. Pelas dimensões deste evento e pela expectativa envolvida, dá pra afirmar que tivemos sucesso”.

Cerca de 830 pessoas trabalharam no concurso durante todo o domingo. De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), foram disponibilizados 18 ônibus extras para as linhas que contemplam a UFJF, sendo 11 a mais para a linha 545 e sete para a 555. A linha 755, que liga a Zona Norte ao campus, teve dois horários extras. Já as linhas 590 e 221 tiveram um horário extra no domingo.

Candidatos falam sobre o Concurso

A candidata Marcela Lima, que fez a prova para Assistente Técnico Legislativo – Analista na área de Educação e Cultura, chegou cedo à UFJF. "Eu vim mais cedo porque já estou acostumada a fazer concursos e já havia visto no site às recomendações para chegar com antecedência e também questões relativas ao trajeto. Mas eu também já havia vindo no local da prova durante a semana para não ter problemas com a localização e poder chegar com mais tranquilidade”, informou.

Adiane de Almeida, que tentou uma vaga para Assistente Legislativo I, disse que não teve dificuldades de ter acesso ao local de prova. "A sinalização com faixas ajudou muito. Amigas minhas que não são de Juiz de Fora até comentaram comigo que estava tranquilo de entender e chegar ao local da prova".

Adriana Aparecida, que também fez para Assistente Legislativo I, comentou sobre a prova. "Em relação à prova eu achei a parte de matemática bem fácil. As questões de português estavam mais pesadas. Mas, no geral, eu achei uma prova tranquila de se fazer."

Mesa Diretora agradece parceiros

A Mesa Diretora da Câmara, presidida pelo vereador Rodrigo Mattos (PHS), agradeceu a disponibilidade das instituições onde foram realizadas as provas. “Temos muito a agradecer a UFJF, a Rede Doctum de Ensino, o Colégio João XXIII e as 12 escolas estaduais. Todas estas instituições foram muito solícitas com a comissão organizadora do concurso”, enfatizou Rodrigo.

Prova Prática para o cargo de Jornalista

Assim que a Consulpam divulgar o resultado final, os candidatos que tentaram uma vaga para jornalista terão uma nova fase. Todos os classificados na Prova Discursiva/Redação serão habilitados para a prova prática, de caráter eliminatório e classificatório.

Os candidatos habilitados para a prova prática para o cargo de Jornalista serão convocados mediante Edital de Convocação, que será publicado no Diário Oficial Eletrônico da Câmara e no site da Consulpam. A prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, valendo cem pontos, compreenderá a gravação de um texto em áudio, elaborado pela banca examinadora da Consulpam, e disponibilizado aos candidatos no momento da prova.

Considerar-se-á aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 60 pontos. O tempo destinado à gravação será de, no máximo, três minutos, em até três tentativas, cabendo ao candidato indicar a versão final. Serão avaliadas, principalmente, a clareza, a boa dicção, a firmeza, a interpretação e a impostação vocal.