06/08/2018

Dia dos Pais: Sedecon faz alerta quanto às compras

O comércio se impulsiona com o Dia dos Pais, terceira data mais importante para o setor. A comemoração se dá no segundo domingo de agosto, e tem forte apelo por  consumo; coincidindo com as liquidações de artigos de inverno, o que pode contribuir para gerar um ambiente de oportunidades de compras a preços mais acessíveis.

Um fator fundamental antes de comprar algo é fazer pesquisa sobre o preço, saber o que deseja e o que pode comprar, evitando as compras por impulso. De acordo com o coordenador do Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Nilson Ferreira Neto, em análises anteriores a variação de preço de um mesmo item chegou a ser de até quatro vezes.

O sistema de trocas, sem que haja algum tipo de defeito - seja por conta de tamanho, cor, modelo etc - não é obrigação do estabelecimento, mas, uma vez feita a promessa de que seja possível, o mesmo deve cumpri-la. O consumidor deve ficar atento à essa possibilidade no ato da compra, e pedir que o lojista anote sobre a mesma para garantir a prática usual.

Já em casos que há imperfeições no produto, o cliente tem até 90 dias para realizar a reclamação, ou 30 dias quando for para bens não duráveis. O lojista pode trocar ou fazer a restituição da quantia paga.

Em casos de aquisições via internet ou telefone, o consumidor tem até sete dias antes ou depois que a mercadoria for entregue para desistir. Já para serviços, como restaurantes e atividades culturais, se o cliente for lesado, seja por descumprimento da oferta ou má qualidade do mesmo, o estabelecimento deve ressarci-lo.

Outro ponto ressaltado pelo coordenador é o pagamento. De acordo com ele, as informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas e as taxas de juros mensal e anual devem estar afixadas em local de fácil acesso, de forma legível e clara. Se o pagamento for a prazo, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e número de parcelas para evitar gastos desnecessários. "Sempre que possível, quando efetuar a compra à vista, tentar pechinchar descontos."

Caso tenha algum tipo de complicação, o cliente deve procurar o Sedecon da Câmara o quanto antes para poder solucionar o impasse. O serviço funciona do saguão do prédio Barbosa Lima, de segunda à sexta, entre 8h e 18h, exceto às sextas quando o expediente termina às 17h