Buscar
 

Legislatura

Antônio Santos de Aguiar (Dr. Antônio Aguiar) (PMDB)



Email: dr.antonioaguiar@camarajf.mg.gov.br
Gabinete: Gabinete: Rua Halfeld, 955 Palácio Barbosa Lima - 3º andar - 304
Juiz de Fora - MG - CEP 36016-000
Tel: (32) 3691-4712
Tel:

O vereador e médico Antônio Aguiar (PMDB) desenvolveu o primeiro mandato entre 2013 a 2016 tendo a saúde como tema recorrente. Durante as abordagens com o uso dos diversos instrumentos disponibilizados pela Câmara, ele priorizou melhorias para os deficientes e demais minorias da sociedade, o que pretende continuar no segundo mandato.

Por atuar junto a um serviço de atendimento a crianças com síndrome de down o vereador conhece suas necessidades. Assim conseguiu incluir a realização de exame cardiológico logo após o nascimento, antes da alta hospitalar. Trata-se de um dos problemas de saúde mais diagnosticados entre essas crianças.

A aposta na prevenção foi tratada com seriedade. Antônio Aguiar instituiu no calendário oficial do município o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama. A data escolhida foi 19 de outubro de cada ano, por coincidir com o Dia Internacional. A intenção é alertar para o grande número de casos e incentivar as mulheres a fazer mamografia.

Os deficientes mereceram atenção especial com a lei de impede a limitação de tempo de permanência nas vagas destinadas exclusivamente a esse público na Área Azul. Antes eles só podiam ficar até as 19h. As que têm visão ou audição comprometidas ainda passaram a ter direito de ocupar as primeiras fileiras de assentos nos cinemas, teatros e shows.

A consciência das dificuldades financeiras enfrentadas por grande parte dos deficientes incentivou o vereador a defender a isenção do pagamento da taxa de inscrição em quaisquer eventos esportivos no município. Para se beneficiarem, basta o cadastramento na Secretaria de Ação Social do município.

A preocupação com crianças e adolescentes gerou várias leis. O uso e abuso do álcool e outras drogas foi combatido com a comunicação de casos suspeitos e confirmados ao Conselho Tutelar pelos hospitais, clínicas, ambulatórios, demais unidades de saúde e escolas que constatarem o problema. O rastreamento permite a intervenção médica para diagnóstico e orientação terapêutica.

O combate ao mito de que é necessário aguardar 24 horas para comunicar desaparecimentos às autoridades se deu com a lei que obriga a Câmara e a Prefeitura a divulgarem de forma contínua, em suas páginas na Internet, a mensagem: Ao perceber o desaparecimento de uma criança ou adolescente não espere 24 horas para o comunicado à Polícia. Faça imediatamente!

Antônio Aguiar não evitou temas polêmicos. Pelo contrário, abordou vários. Em meio à discussão nacional sobre amamentação em público, o vereador conseguiu assegurar em lei o direito de fazê-lo em qualquer estabelecimento público ou privado, ainda que tenham área exclusiva para a prática. O argumento foi simples. Girou em torno dos benefícios para o desenvolvimento físico e psicológico da criança.

A longa estiagem que atingiu Juiz de Fora gerou críticas a pessoas que insistiram em desperdiçar água. Antônio Aguiar foi além. Elaborou lei restringindo o uso ao mínimo indispensável para atividades domésticas e higiênicas essenciais e impediu lavagem de calçadas e fachadas de residências, casas comerciais e estabelecimentos públicos.

Alguns temas foram tratados de acordo com o apelo da comunidade. Foi o caso da lei que obriga seguranças de casas noturnas, bares, boates, com capacidade mínima de cem pessoas, a usar coletes refletivos de forma a facilitar a identificação. O equipamento não dispensa o uso de crachá.

Para facilitar a locomoção e o uso de vários modais surgiu a lei que determina empresas de transporte coletivo a disponibilizaram suporte para bicicletas na parte dianteira externa, sem custos adicionais na tarifa. A ideia é possibilitar as duas opções nos trechos em que casa uma delas for mais adequada. Além de redução de gastos dos usuários com transporte, a circulação de veículos na cidade é reduzida.

Antônio Aguiar nasceu em Juiz de Fora no dia 15 de abril de 1954. É pediatra, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e possui residência e mestrado pela Fiocruz. Cursou MBA em Gestão em Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da UFJF e foi diretor do Instituto da Criança e Adolescente do Sistema Único de Saúde de Juiz de Fora em 1997. Criou vários programas, entre eles Síndrome de Down, Cardiologia, Câncer e Asma infantil, Atendimento aos Deficientes Visuais e Problemas de Aprendizado Escolar.

Capacitou a rede de saúde local com a criação da educação continuada (projeto Reciclar) e a elaboração do manual para profissionais de saúde do SUS do município. Atuou como professor substituto de Pediatria da UFJF, foi Subsecretário de Saúde da Prefeitura em 2001 e médico da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, serviço do Professor Walter Teles.

A militância política foi iniciada na adolescência. Como simpatizante do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), participou de reuniões sobre a redemocratização do país. Durante os seis anos em que cursou a Faculdade de Medicina participou de forma ativa dos Diretórios Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes. Durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, já filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), teve atuação junto ao Sindicato dos Médicos.
 

Legislaturas:
39ª - 2013-2016

40ª – 2017-2020

Proposições de Autoria do Vereador:

Participação em Comissões:

Votação do Vereador em:
2012 – 3.145 votos


2016 –3.531 votos

Site pessoal

E-mail's:
dr.antonioaguiar@camarajf.mg.gov.br

Links sugeridos pelo Vereador:

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons